Isolamento Térmico de um Telhado Plano – Descubra o material que você deve escolher!

Um telhado plano é uma solução arquitetônica popular. Escolhendo essa solução, vale a pena saber como isolar e com quais materiais. Além disso, descubra quais critérios são usados ​​ao escolher o isolamento térmico apropriado.

Isolamento do teto plano – do que isso depende?

A decisão básica a tomar quando se trata de isolamento térmico de um telhado plano é o material. O que você finalmente escolhe depende de vários fatores, como o arranjo das camadas de materiais específicos, a forma como a inclinação do telhado é usada e o tipo de telhado.

Lembre-se que este processo é diferente para isolar um telhado não ventilado e diferente para um telhado ventilado.

Isolando um telhado não ventilado

Mais frequentemente, a estrutura do teto constitui a estrutura do telhado ao mesmo tempo. Nesse caso, você deve garantir a inclinação do telhado apropriada, que pode ser obtida com uma camada de argamassa aplicada diretamente na laje do teto ou através da disposição adequada da camada externa de isolamento térmico.

Em algumas estruturas mais antigas, há espaço não ventilado entre a estrutura do teto e o teto. Atualmente, tal solução é economicamente e tecnicamente irracional.

Começando pelo fundo: um filme de barreira de vapor é colocado diretamente na estrutura do teto (em alguns sistemas de camadas, um filme de barreira de vapor pode ser omitido). Depois, há camadas de isolamento térmico e impermeabilização.

Se você decidir aplicar isolamento térmico primeiro, então o que você obtém é o chamado sistema convencional, enquanto que se você optar por instalar a impermeabilização primeiro (ela pode ser omitida na estrutura do teto) – o sistema inverso.

Coberturas externas com inclinação de 3 a 10% podem consistir de membrana de betume, membrana de betume soldada a quente (ambas em pelo menos duas camadas) ou membrana de cobertura de PVC / EPDM. Outras opções são um telhado verde ou um telhado de lastro (com uma camada de cascalho para pesar o telhado).

Os chamados telhados planos não utilizáveis, isto é, aqueles que não estão sujeitos a cargas úteis além da manutenção periódica, podem ser isolados termicamente com qualquer material de isolamento possível. A escolha da tecnologia e a camada mais externa dependem dos parâmetros do telhado e do resultado final esperado.

Placas de isopor são mais populares, pois é um material leve e relativamente barato (além de tipos especiais: absorção de água, desintegração e difícil de processar). Sua versão aprimorada é poliestireno extrudado (XPS).

Outro material de isolamento possível são as placas rígidas de lã mineral. Além de sua vantagem inquestionável de não ser inflamável, há certas fragilidades nesse material, que logo se tornam aparentes quando usado em um telhado plano. É uma tendência de pressionar ao longo do tempo e reduzir significativamente o poder de isolamento em um ambiente úmido.

Se, devido ao espaço limitado, a espessura máxima de isolamento é baixa, as placas de espuma PIR e PUR constituem uma opção atraente. Com excelente coeficiente de condutividade térmica, eles fazem uma solução inigualável, permitindo reduzir a espessura do isolamento pela metade.

É melhor usar materiais de isolamento térmico na forma de placas com bordas perfiladas que permitem unir placas com sobreposição.

Spray de espuma de poliuretano criou uma alternativa para placas de isolamento térmico. O sistema de pulverização permite que você elimine falhas e folgas entre as placas e faça uma transição suave do isolamento para o estilo do sótão e assegure uma espessura uniforme de isolamento de alta qualidade. Este isolamento é firme, leve e adere perfeitamente à superfície.

A espuma de poliuretano tem os mesmos parâmetros de isolamento que as placas PIR e PUR acima mencionadas, mas elimina desvantagens como a necessidade de cortar as placas ou os espaços entre as placas.

Além disso, dependendo da posição da impermeabilização, a espuma de poliuretano proporciona uma base uniforme para ela ou, adicionalmente, a fecha a partir do exterior. Se você decidir usar espuma de poliuretano em seu telhado, certifique-se de fornecer proteção adequada contra a radiação UV.

Isolamento térmico de um telhado ventilado – como projetá-lo?

Nós lidamos com um telhado ventilado se houver um espaço de ar ventilado entre a estrutura do teto e o telhado. Tem um impacto positivo nas condições térmicas de um edifício, embora com o conhecimento e os requisitos atuais, não seja necessário obter resultados satisfatórios.

No caso de um telhado ventilado, o isolamento térmico é colocado diretamente na estrutura do teto. Como esta solução não requer alta resistência à compressão e não há impacto de fatores externos, os parâmetros básicos considerados são o coeficiente de condutividade térmica. Em tais circunstâncias, você pode usar as anteriormente referidas placas de isopor e placas de lã mineral / madeira.

O isolamento por espuma de pulverização também seria particularmente útil, porque preenche perfeitamente todas as cavidades. Lembre-se de que fornece melhores parâmetros de isolamento em comparação com os materiais acima mencionados. Se o intervalo de ventilação é pequeno, você pode usar o método de sopro de isolamento térmico

No caso de um telhado ventilado, a superfície de isolamento térmico é separada da superfície do telhado. O papel do ar que circula entre essas superfícies é equilibrar a pressão, a transmissão de vapor de água livre e reduzir a extensão em que as camadas sobre a estrutura do teto aquecem.

Esta solução é benéfica do ponto de vista das propriedades térmicas e umidade. No ponto mais baixo, o espaço ventilado deve ter pelo menos 5 cm de altura; otimamente, deve ter 10-15 cm de altura ou mais. É importante criar aberturas (proteja-as contra pássaros e roedores com rede), o que permitirá o fluxo de ar livre e evitará o acúmulo de umidade.

Isolamento de um telhado plano com espuma de poliuretano – vantagem definitiva

Espuma de spray de poliuretano de células fechadas será o ideal para o isolamento térmico de um telhado plano. Tal solução isolante envolve a aplicação de várias camadas de espuma de PUR, com cada camada em torno de 1 a 2 cm de espessura.

A camada de isolamento eficaz do telhado pode variar em espessura de 3 a 20 cm, conforme necessário. Uma vantagem do uso deste material é que ele fornece revestimento leve, durável e sem juntas, com propriedades perfeitas de isolamento térmico. É ideal adere à superfície e faz uma excelente base para aplicar a camada mais externa.

Juntamente com a camada de proteção contra a radiação UV e a água estagnada, a espuma PUR protege perfeitamente o telhado contra condições climáticas desfavoráveis, como chuva e vento.

Recomenda-se a utilização de espuma em spray, spray ou sistemas de revestimento pintado, mas não há nada de errado em usar membrana de PVC ou membrana de betume soldada a quente colada à superfície. Seria uma pena perfurar um excelente isolamento com fechos de metal.

Consulte Mais informação:

Escolhendo o Melhor Serviço de Isolamento Térmico em Santo André

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *